O Mercado de Franquias no Brasil
O mercado de franquias no Brasil tem se tornado um verdadeiro fenômeno, principalmente no segmento varejista e alimentício. Em 2011 as franquias do país movimentaram mais de 88 bilhões e meio de reais e geraram quase 838 mil empregos diretos.
Um grande destaque dos últimos anos tem sido o setor de franquias de alimentação que apresentou aumento de faturamento equivalente a 39,9% em 2010 e 14,5% em 2011 e foi classificado em segundo lugar em métricas de números de redes e faturamento anual de franquias.
O crescimento agressivo no mercado de franquias é consequência das vantagens que este sistema proporciona, para quem sonha em ter seu próprio negócio, o chamado franqueado, como marcas consolidadas no mercado, suporte administrativo, tecnologia e know-how do negócio. Políticas de créditos facilitados, de empréstimos e financiamentos para aquisição de franquias contribui para o desenvolvimento do franchising em todas as regiões do país.
Estudiosos e consultores do mercado apostam na continuidade de crescimento do setor no Brasil, tendo como base o aumento aquisitivo da classe C, a proximidade dos eventos da copa do mundo no país, o grande desenvolvimento da indústria em determinadas regiões e a construção de inúmeros centros de compras nas grandes e pequenas cidades.